DICAS ÚTEIS - sobre as máquinas

 

 

A máquina e a tricoteira

 

Existem, disponíveis no mercado, várias marcas e modelos de máquinas de tricô.

Para utilização doméstica, as máquinas de tricô adequadas são as tradicionalmente utilizadas e operadas por uma pessoa, manualmente. Permitem que essa pessoa molde a peça tecida já na própria máquina.

 

Assim as cavas, decotes, alargamentos da malha (ou estreitamento), por exemplo, são feitos ao mesmo tempo em que se tece cada parte da roupa em produção; nenhum detalhe exige a realização de cortes posteriores (nem mesmo os decotes).

 

A tricoteira doméstica nem mesmo necessita, como equipamento fundamental, de uma máquina de costura.

A grande maioria pode fazer, e faz, os acabamentos das roupas manualmente.

 

Uma tricoteira é, sozinha, uma "mini-fábrica" de roupas.


O tricô nas quatro estações

 

Considerando a grande variedade de "climas" existentes no Brasil, é recomendável que se pense numa máquina de tricô que possa ser utilizada tanto no inverno quanto no verão, sem esquecermos a meia-estação.

 

Considerando também que o investimento numa máquina é relativamente importante (financeiramente), torna-se ainda mais recomendável pensarmos numa máquina de tricô que possa ser utilizada durante a maior parte do ano.

.

carro verão

Carro de verão Elgin (para se tecer o rendado).

 



A máquina de tricô doméstica

 

A máquina de tricô doméstica é o elo entre o tricô manual e o tricô industrial.

Por isso mesmo permite uma produção muito maior que a do tricô manual mas, obviamente, não tão grande quanto a do tricô industrial.

 

É uma máquina perfeita para se ter em casa: permite a produção de roupas para toda a família (inclusive roupinhas de bebê) e, ainda, uma produção lucrativa o suficiente para ser administrada pela própria pessoa proprietária da máquina de tricô.

Como se pode imaginar, uma máquina permite que a tricoteira tenha uma renda financeira que será maior ou menor dependendo dos seus conhecimentos, da experiência, do seu capricho, do seu bom gosto e criatividade.
Não esquecendo que, como em qualquer negócio, é preciso ter organização, planejamento e diciplina.

 

 


As agulhas

 

Analisando os vários tipos de máquinas existentes, sugerimos, com convicção, máquinas de tricô de 200 agulhas, como já o são a maioria das máquinas comercializadas no Brasil.

 

Das marcas existentes as mais conhecidas são: Elgin, Lanofix, Singer.

Cada uma dessas marcas têm modelos de 200 agulhas. Um exemplo disso são, entre outros, os seguintes modelos:

Elgin 840 ou 830, Lanofix SK-280, Singer 326 e agora a Taitexma TH-860 (Lanofix Nova Geração).

Todas respondem bem à possibilidade de utilização tanto para o inverno, quanto para o verão. 

 

A Taitexma (=Lanofix Nova Geração) é similar à Elgin 840 (no manuseio e utilização) com pequenas facilidades adicionais no uso. Ela e mais a Lanofix Silver SK-280 são os dois modelos atualmente importados e distribuidos no Brasil (máquinas novas). São duas máquinas excelentes.

 

 



Máquinas usadas:

 

Caso deseje pesquisar boas oportunidades em máquinas usadas, também chamadas de semi-novas, duas possibilidades se mostram:


1) comprando diretamente da pessoa interessada na venda; nesse caso sugerimos que você, se for uma pessoa leiga, procure ver a máquina funcionando ou peça que alguém (que conheça o assunto) possa vê-la para você.

 

Pesquise no Classificados Tricocursos.


2) através de uma loja revendedora ou de uma assistência técnica; essas costumam vender máquinas já revisadas e, por isso, dão garantia sobre as máquinas vendidas (algo em torno de 90 dias, em geral). Pesquise em Assistência técnica e em Lojas revendedoras.


Conheça as máquinas:

 

Se você tem uma máquina de tricô e não sabe o modelo exato dela, tente comparar com os modelos que mostramos no item Modelos usuais no Brasil.

 

Em caso de compra de peças, manuais e acessórios, especifique corretamente o modelo da sua máquina para obter a peça adequada à ela.
Jamais utilize peças e acessórios de outra marca (diferente da sua máquina) pois, apesar de parecidas, podem ter bitolas diferentes, comprimentos, espessura, etc. e vir a danificar sua máquina. Muita atenção com isso.

 

 

topo topo