FIOS - Dicas

 

Entendendo as especificações dos fios

 

Quando lidamos com o tricô, principalmente o de máquina, devemos adquirir fios especialmente produzidos para ela: são os fios em CONES. E são em cones porque o consumo da máquina é muito veloz, ou seja, a máquina puxa o fio muito rapidamente e, por isso, pequenas quantidades (como as de novelos) são inadequadas: haveria excesso de emendas, risco do trabalho cair da máquina (ao final de cada novelo), etc.

Um outro detalhe: os fios apropriados para utilização em máquinas têm muito a ver com o tamanho das agulhas das máquinas e, ainda, com a distância que existe ENTRE elas.
Isso é fácil de entender: se a agulha é fininha, não conseguirá fazer o ponto com um fio grosso, maior que ela. Se uma agulha estiver muito pertinho da seguinte, não vai caber um fio grosso ENTRE elas.
Se uma agulha for muito grande, um fio fininho vai ser pouco e a malha ficará como uma rede de pescar. Se as agulhas estiverem muito longe umas das outras, o fio fino não conseguirá fechar, tapar, ocupar este espaço e a peça ficará também muito aberta e transparente.

Existem máquinas com agulhas pequenas e bem juntinhas: são as máquinas industriais; e existem máquinas com agulhas grandes e bem afastadas umas das outras, para tecer com fios grossos (as mais conhecidas são os modelos Lanofix SK-155 e Elgin KX 350).

As máquinas de tricô de 200 agulhas são médias: as agulhas são de tamanho médio e a distância existente ENTRE as agulhas também é considerada média.
Assim, os fios adequados são os fios médios: são esses fios que cobrem bem a distância, os vãos existentes entre as agulhas da máquina e são esses fios que dão um bom tamanho de ponto quando tecidos pelas agulhas médias.

E como se conhece a espessura do fio?
  Dentro dos cones, olhando-os por baixo, deve haver uma etiqueta onde têm que estar as especificações técnicas do fio, algo como 2/28, 2/30, 2/32, 3/15, 4/20, 4/28, 3/16, etc

E o que quer dizer essa especificação?
TORCENDO FIOS: se você pegar um pedaço de fio preto e outro de fio branco, e ficar torcendo-os para se enrosquem um ao outro, obterá um fio só, mesclado (preto e branco, claro). Quanto mais torcer, mais apertada ficará essa torção e o fio mesclado parecerá mais FINO. Certo?

Vamos imaginar assim: você junta dois fios e torce-os 4 vezes. Terá um fio grossinho. Aí decide torcê-lo até ter 10 torcidas: já terá um fio mais junto. Se ficar torcendo-o por 50 vezes, terá um fio bem mais fino.

O número que existe DEPOIS da "/" indica a torção (a grosso modo, para facilitar o entendimento): o 2/28 tem 28 torções, o 2/30 tem trinta torções, o 3/15 tem 15 torções. É por isso, que quanto MAIOR o número depois da "/", mais fino será o fio! Fácil, não
Mas ainda temos mais um detalhe! O número ANTES da "/"!

Esse é simples: ele indica QUANTOS FIOS foram juntados para serem torcidos. Quando você juntou o fio branco e o preto para torcer, estava na verdade produzindo um fio 2/...(seguido do número da torção). Se você juntasse um fio branco, um preto e um vermelho, por exemplo, estaria fazendo um fio 3/... (seguido do número da torção). Esses fios que as fábricas JUNTAM para torcer e assim formar o fio que você vai usar na máquina nós chamamos de CABOS, só para facilitar.

Agora sim! Um fio 3/15 significa que é um fio formando por 3 cabos, com torção 15. Um fio 2/30 é formado de 2 cabos com torção 30. Nós desenrolamos alguns fios para que você veja isso bem:

fio 3/15 de verão

Fio 3/15 (de verão)

fio 3/15 de inverno

Fio 3/15 (de inverno)

fio 2/28 inverno

Fio 2/28 (de inverno)

fio 4/28 inverno

Fio 4/28 (de inverno)


fio315 Blusinha modelo Fresquíssimo - fio 3/15
(Brisa Verão da Pingouin)


Agora vejamos o que devemos usar na máquina
de tricô média, de 200 agulhas:

Fios 3/15 dão uma espessura ótima.
Fios 2/28 devem ser usados 3 fios juntos (no ponto meia), o que daria algo como 6/28.
O fio 4/28 pode ser usado junto de outro fio 2/28, formando o mesmo "6/28" que temos quando usamos 3 fios 2/28 juntos.

Mas note que 3 fios 2/28 juntos dão uma espessura levemente maior (muito levemente) do que um fio 3/15. Para termos a mesma espessura de um 3/15 deveriamos usar 3 fios 2/30 (levemente mais torcidos que o 2/28). Mas as peças tecidas com 3 fios 2/28 juntos ficam muito bonitas, com uma textura firme, densa, excelente. Pode utilizá-los, em trabalhos tecidos só com a máquina, sem qualquer problema.

O uso de apenas 2 fios 2/28 ou 2/30 é indicado apenas para alguns tipos de pontos trabalhados (geralmente com frontura).

 

No uso normal de uma máquina de tricô de 200 agulhas, a distância entre as agulhas é perfeita para o uso de 3 fios juntos.

Blusa simples (modelagem reta) tecida
com fio 2/28 (de inverno), 3 fios juntos;
a textura é correta, o toque excelente e o
aspecto da malha é perfeito.-->
invernoblusa

NOTA: tecnicamente a titulagem dos fios (se são 2/30 ou 2/28, por exemplo) tem a ver com o peso (g) do fio por metro (m). Isso é tão técnico e tão complexo que fica mais fácil entendermos essas especificações pela explicação dada acima.
Existem duas formas de se expressar a titulagem dos fios: NE (Number English) e NM (Número Métrico). Geralmente NE ou NM aparecem na etiqueta do produto. Então saiba que isso serve para informar se o fio está especificado pelo sistema inglês ou pelo métrico.

topo topo